EnglishEspañolPortuguês

Desmatamento da Amazônia cresce 26% em comparação com mesmo período do ano passado

25 de junho de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

797 quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia em maio (Foto: Vinícius Mendonça)

De acordo com informações do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), 797 quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia em maio, o que representa aumento de 26% em comparação com o mesmo período do ano passado – que totalizou 634 quilômetros de desflorestamento.

O que surpreende também é que 34%, ou seja, mais de um terço do desmatamento identificado, ocorreu em Unidades de Conservação (UC). Entre as localidades mais prejudicadas está a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, no Pará, que perdeu 132 quilômetros quadrados de vegetação.

A Estação Ecológica Terra do Meio e a Floresta Nacional do Jamanxim, também no Pará, perderam 12 e 23 quilômetros de área verde. Como são áreas de conservação, o correto seria que essas localidades não sofressem mais qualquer tipo de desmatamento.

O SAD também aponta que 40% de toda a área afetada se situa no Pará, seguido por Amazonas (20%) e Mato Grosso (19%).


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo