EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO HUMANA

Desmata aqui, diminui a chuva aqui também: pesquisa da UFMG destaca mudanças críticas no microclima do Cerrado

Em 40 anos, a estação chuvosa no bioma chave para a segurança hídrica do país atrasou cinco semanas e diminuiu 8,6% em volume de precipitação, segundo a pesquisa

24 de setembro de 2024
Marco Britto para Um Só Planeta
12 min. de leitura
A-
A+
Foto: Leandro Neumann Ciuffo | Wikimedia Commons

A mudança climática é frequentemente analisada do ponto de vista global, com o aumento das temperaturas médias da Terra registradas por agências internacionais, ou ainda as emissões de carbono dos países, que potencializam o efeito estufa e o aquecimento. Um centro de pesquisa da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) conseguiu chegar a indicadores que mostram como a mão do homem também gera mudanças perigosas no microclima das regiões, com a perda de floresta nativa afetando a chuva e a temperatura dessas localidades, por exemplo.

Os achados mais recentes dos pesquisadores mostram os impactos do desmatamento no Cerrado, bioma considerado “coração das águas” no Brasil, dada a concentração de bacias hidrográficas. Em 40 anos, a estação de chuva na região atrasou cinco semanas e diminuiu 8,6% em volume de precipitação. As temperaturas estão hoje 1,5°C mais altas do que em 1980, referência temporal para os dados analisados.

    Você viu?

    Ir para o topo