EnglishEspañolPortuguês

CUIDADOS

Desinfetante, cloro, ácidos e mais: veterinária explica que intoxicação por produtos de limpeza pode ser fatal aos animais domésticos

Ao ter contato com esses produtos, os animais podem sofrer queimaduras, lesões, dermatites e outras doenças. Ao g1, a médica veterinária indicou quais são os cuidados necessários com os animais e evitar problemas no bem-estar

27 de novembro de 2025
Pâmela Beker
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal/Gabriela Del Vecchio Landgraf

Os produtos de limpeza usados diariamente para a higienização da casa, como: desinfetantes, cloro, ácidos, branqueadores, oxidantes e desentupidores, podem ser de risco para a saúde dos animais domésticos. Ao g1, uma médica veterinária alertou que a intoxicação por produtos de limpeza pode ser grave ou fatal para os animais.

De acordo com a veterinária Gabriela Del Vecchio Landgraf de Itapetininga (SP), as reações mais comuns são: queimaduras de pele, lesão ocular, intoxicação, lesão hepática e dermatite. Mas, elas podem variar.

Segundo Gabriela, as substâncias que mais trazem problemas para os animais são o cloro, agente químico presente na água sanitária, ácidos e produtos usados para desentupir pias e ralos. “Infelizmente na rotina clínica hoje em dia é muito comum pacientes com dermatites de origem a produtos de limpeza”, disse.

Outro alerta aos tutores é sobre as “misturinhas” feitas com produtos de limpeza. A veterinária explicou que a combinação de agentes químicos podem causar reações ainda mais fortes na saúde dos animais. Para realizar a higiene de recipientes ou outros objetos usados por animais, Gabriela indicou o uso de água e sabão neutro, e sempre priorizar o enxágue.

Os tutores devem ficar atentos a sintomas como vômitos, feridas na pele, dermatites, coceira excessiva, dispneia, espirros constantes, tosse, lacrimejamento ocular e lesões oculares, alerta a veterinária.

Caso o animal tenha um contato direto com produtos de limpeza, é necessário que o tutor faça a limpeza do local com água corrente. Se o cachorro ou gato apresentar algum sinal de alteração no comportamento ou saúde, ele deve ser levado imediatamente até um médico veterinário.

    Você viu?

    Ir para o topo