De acordo com a veterinária Gabriela Del Vecchio Landgraf de Itapetininga (SP), as reações mais comuns são: queimaduras de pele, lesão ocular, intoxicação, lesão hepática e dermatite. Mas, elas podem variar.
Segundo Gabriela, as substâncias que mais trazem problemas para os animais são o cloro, agente químico presente na água sanitária, ácidos e produtos usados para desentupir pias e ralos. “Infelizmente na rotina clínica hoje em dia é muito comum pacientes com dermatites de origem a produtos de limpeza”, disse.
Outro alerta aos tutores é sobre as “misturinhas” feitas com produtos de limpeza. A veterinária explicou que a combinação de agentes químicos podem causar reações ainda mais fortes na saúde dos animais. Para realizar a higiene de recipientes ou outros objetos usados por animais, Gabriela indicou o uso de água e sabão neutro, e sempre priorizar o enxágue.
Os tutores devem ficar atentos a sintomas como vômitos, feridas na pele, dermatites, coceira excessiva, dispneia, espirros constantes, tosse, lacrimejamento ocular e lesões oculares, alerta a veterinária.
Caso o animal tenha um contato direto com produtos de limpeza, é necessário que o tutor faça a limpeza do local com água corrente. Se o cachorro ou gato apresentar algum sinal de alteração no comportamento ou saúde, ele deve ser levado imediatamente até um médico veterinário.
A veterinária também explicou que o cheiro de produtos como desinfetantes, amaciantes ou perfumes, pode acabar causando um mal-estar aos animais, gerando espirros ou alergias.
Rogério Marins Alves, professor de química em Sorocaba (SP), explicou que produtos com cloro, como água sanitária e alvejantes, são tóxicos para os animais. “O gás cloro é bastante tóxico, e por ser mais denso que o ar atmosférico ele tende a ficar mais próximo do chão aumentando a inalação por animais”.
Os desinfetantes com amônia podem afetar o sistema respiratório dos animais. Para os gatos, os dissidentes com fenol podem afetar o fígado, pois não conseguem metabolizar as substâncias. Já os inseticidas com piretroides (toxina para insetos) são venenosos para os cães e gatos.
Produtos indicados e específicos
No mercado, agropecuárias, comércio específico para animais, ou até na internet, existem produtos específicos para a limpeza de área pet. A médica veterinária indicou que outra solução é manter o animalzinho afastado no momento da limpeza e uso dos produtos, além de ser necessário o enxágue do local e retirar todo o agente químico. “Sempre lembrando de secar bem para só depois soltar o animal”.
Para evitar o mau cheiro nos locais onde os animais fazem as necessidades, os responsáveis podem usar produtos específicos para animais ou que sejam neutros. A mesma indicação serve para realizar a limpeza de tecidos que os animais têm acesso, como cobertores, camas e roupas.
O professor de química também citou os produtos mais seguros e indicados para serem usados em espaços ou objetos que os animais tenham contato:
- Sabão neutro: Pode usar para limpar os locais, roupas e brinquedos. Necessário garantir que vai ser removidos após a limpeza;
- Álcool 70%: em superfícies e locais onde os animais não vão lamber, pois eles higienizam e evaporam relativamente rápido. Não é seguro aplicar direto no animal, em brinquedos ou objetos que eles vão ser levados à boca;
- Desinfetantes de uso veterinário: Normalmente vendidos em locais próprios para animais, costumam não ter cheiro que irrita e conseguem eliminar os micro-organismos.
Fonte: G1