EnglishEspañolPortuguês

CHINA

Desespero pela liberdade: macaco usa pedra afiada para quebrar vidro em zoológico

13 de fevereiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um incidente recente no Zoológico de Zhengzhou, na província de Henan, na China, provocou um debate sobre a ética dos zoológicos e o tratamento de animais em cativeiro.

Um macaco-prego de cara branca foi filmado usando uma pedra afiada para quebrar o vidro de seu recinto, deixando os espectadores atordoados. O macaco é conhecido por suas habilidades no uso de ferramentas e costuma usar pedras para abrir nozes.

Embora o motivo por trás do comportamento do macaco não seja claro, alguns acreditam que pode ter sido devido ao tédio, curiosidade ou uma tentativa de escapar do cativeiro.

Zoológicos não atendem aos padrões de bem-estar animal, com muitos animais passando por muito estresse devido ao seu ambiente murado não natural. Em alguns casos, os animais não recebem condições de vida adequadas, como espaço adequado, nutrição e estimulação. Além disso, muitas espécies alojadas em zoológicos não estão realmente ameaçadas de extinção, levando alguns a questionar o propósito de mantê-las em cativeiro.

O debate em torno dos zoológicos se intensificou nos últimos anos, com muitos pedindo o fechamento de zoológicos tradicionais em favor de santuários de vida selvagem e centros de reabilitação de vida selvagem. Esses tipos de instalações se concentram em fornecer aos animais um ambiente mais natural, amplo espaço e oportunidades para estimulação física e mental.

Essas instalações fornecem uma alternativa mais humana e ética para os animais em cativeiro.

Fonte: Mistérios do Mundo

Nota da Redação: zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como o desse macaquinho servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

    Você viu?

    Ir para o topo