EnglishEspañolPortuguês

HABITAT DEVASTADO

Desespero: animais fogem do fogo na Floresta Nacional de Brasília; 38% da área do parque foi atingida

5 de setembro de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/TV Globo

O incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona), na terça-feira (3), contina nesta quinta (5). Durante a tarde, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atualizou a área queimada: são 2.176 hectares – cerca de 38% do parque, o equivalente a 2,1 mil campos de futebol.

Além de assustar moradores da região, os animais que vivem na reserva ecológica correm riscos. Nesta manhã, a TV Globo flagrou um veado fugindo das chamas.

Nas imagens do repórter cinematográfico Clérton Cruz, o animal olha para a câmera e fica parado por alguns segundos na estrada de terra. Depois, ele entra correndo na mata e some entre as árvores.

Um lagarto também foi encontrado fugindo das chamas, e um jabuti, já sem vida.

A suspeita é de que o incêndio seja criminoso. Três pessoas foram vistas no local na terça-feira (3). Segundo o ICMBio, a Polícia Federal investiga.

Foto: Reprodução/TV Globo

Umidade do ar segue baixa no DF

A umidade do ar no Distrito Federal, que na terça atingiu o menor índice histórico, 7%, continua baixa e chegou a 9% nesta quarta, na região do Gama. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

Com duas frentes de combate ao fogo, a prioridade dos brigadistas e dos bombeiros militares na Flona é combater as chamas em:

Nascentes de água
Matas de galeria
Remanescentes de Cerrado
Áreas próximas às residências
Manejo de animais em risco

Uma equipe foi mobilizada para o manejo dos animais. No grupo, há pessoas especializadas em resgate que fazem parte do Instituto Chico Mendes (ICMBio), so Jardim Botânico de Brasília, so Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Zoológico de Brasília e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Para enfrentar o incêndio, um total de 25 veículos está em operação: 15 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), cinco do ICMBio, duas do Ibama e duas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Além disso, um caminhão do ICMBio e uma aeronave dos bombeiros são usadas para combater as chamas.

Durante a tarde desta quarta, 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes, 12 do Ibama, 11 do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e 50 bombeiros militares combateram o fogo. As chamas chegaram perto das casas do Incra 7, em Brazlândia, que faz divisa com a Flona, mas não atingiram nenhuma residência.

Foto: Reprodução/TV Globo

O que é a Flona

Criada em 1999 por um decreto presidencial, a área é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa do Distrito Federal, o Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do DF.

A 22 km do centro da capital, a área de visitação fica ao lado da BR 070, próximo à Taguatinga. A cobertura vegetal da Flona é constituída de talhões de eucaliptos e pinus, pastos e áreas em recuperação que dividem espaço com importantes amostras de vegetação de Cerrado.

Com entrada gratuita, a área tem trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta. No local está a maior trilha de Mountain Bike sinalizada em uma unidade de conservação do país: o Circuito Flona.

O objetivo do decreto presidencial de 1999 era constituir um cinturão verde que assegurasse a preservação dos mananciais e do Parque Nacional de de Brasília.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo