A nova espécie, batizada “Johngarthia cocoensis”, foi observada por Robert Perger e Rita Vargas da Universidade da Costa Rica e Adam Wall do Los Angeles County Natural History Museum”, destacou.
Segundo os cientistas, a principal característica do J. cocoensis é seu grande tamanho – um macho pode medir 40 cm com suas patas dianteiras estendidas (as fêmeas são menores).
Os caranguejos vivem na parte terrestre da ilha, em buracos que cavam no solo e se alimentam predominantemente de ervas e sementes.
Perger explicou ao jornal que esta nova espécie se asemelha, em vários aspectos, ao caranguejo denominado J. malpilensis, que habita as ilhas próximas, como a de Malpelo da Colômbia.
“A semelhança com outras espécies do Pacífico ocidental indica que puderam ter cruzado o oceano através das correntes marinhas”, adaptando-se ao habitat até constituirem uma nova espécie.
A ilha del Coco, em frente ao litoral da Colômbia, mas no mar territorial da Costa Rica, possui um clima tropical úmido e uma grande diversidade de espécies animais.
Fonte: AFP