EnglishEspañolPortuguês

PREVENÇÃO

Desastres naturais: mais de 5,9 milhões de brasileiros receberam alertas da Defesa Civil sobre riscos nos primeiros meses de 2023

A população cadastrada no canal oficial de mensagens do órgão pelo WhatsApp envia mensagens sobre possibilidade de enchentes, deslizamentos e outros problemas urbanos, além de contar com mais de 74 mil usuários ativos

27 de abril de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Dados atuais mostram que o número de desastres naturais têm aumentado significativamente nas últimas décadas. Pesquisas apontam que, no Brasil, cerca de 40% dos problemas ambientais em 2022 foram causados pela ocorrência de secas e estiagens, seguidos por fortes chuvas, enxurradas, inundações e alagamentos. Atualmente, mais de 116 milhões de pessoas já foram, em algum momento de suas vidas, afetadas por eventos climáticos, sendo enchentes e deslizamentos os mais comuns. 

É fundamental que as autoridades e a população estejam preparadas para lidar com essas situações, através de ações preventivas e de resposta rápida e eficaz. Isso inclui a implementação de planos de emergência, o monitoramento constante das condições climáticas e ambientais e a adoção de medidas para reduzir os impactos humanos no meio ambiente.

As chuvas dos meses de verão reforçam a importância de sistemas que garantem a comunicação e a prevenção de riscos em cenários de desastres naturais, como as enchentes. Um exemplo disto é a ferramenta de alertas que a Defesa Civil, em parceria com a Robbu e o WhatsApp, disponibiliza à população para recebimento e envio de mensagens por meio do aplicativo para informar, em tempo real, sobre as possibilidades de enchentes, deslizamentos e outros problemas urbanos.

Nos primeiros meses de 2023, por exemplo, a Defesa Civil Nacional enviou 5.916.869 alertas para os usuários a partir de sua conta oficial no WhatsApp informando sobre a possibilidade de ocorrência de desastres naturais. A região que teve o maior número de mensagens enviadas foi a Sudeste, com 50,9%. Atualmente, o órgão tem 74.061 usuários ativos em seu banco de dados para o recebimento dos alertas via aplicativo de mensagens.

O chatbot responsável pelos alertas é fruto de uma parceria entre a Robbu, o WhatsApp e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). É possível receber as mensagens também por meio de SMS, TV por assinatura, Google e Telegram.

“Manter esse canal de comunicação aberto — entre gestão pública e cidadãos — é essencial para a segurança da população nessas situações. Isso porque, o projeto permite que todos estejam preparados e cientes dos dias com mais riscos, o que direciona as pessoas a se reprogramar e buscar um lugar seguro”, diz Francisco Dabus, diretor Comercial da Robbu.

Como se cadastrar?

Para receber os alertas, é preciso que o usuário envie uma mensagem para o telefone (61) 2034-4611. Após esse envio, será possível compartilhar a localização atual, ou escolher outras localidades, que sejam do interesse, para ficar por dentro das notificações.

Você viu?

Ir para o topo