Uma história com final feliz emocionou moradores de Blumenau e reforçou a importância da microchipagem para identificação de animais.
Romeu, um gato que estava desaparecido há quatro meses, finalmente voltou para casa graças ao trabalho do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) e ao sistema de leitura de microchip.
O reencontro só foi possível porque, ao ser encontrado por moradores no bairro Garcia, Romeu recebeu atendimento veterinário solicitado via Ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Durante o exame, a veterinária do Cepread verificou que o animal era castrado e portava um microchip.
A leitura do dispositivo revelou que ele pertencia à família Santos, do bairro Tribes, possibilitando a devolução imediata.
“Já tínhamos perdido a esperança. Achei que ele poderia ter sido adotado por outra família ou até que tivesse acontecido algo pior. Agora me sinto mais segura, sabendo que, com o chip, há uma chance real de reencontrar nossos gatos se algo acontecer”, relatou a tutora, Luciane.
O diretor de Bem-Estar Animal de Blumenau, o médico-veterinário Carlos Sansão, destacou que a microchipagem é fundamental para evitar que animais encontrados na rua fiquem sem destino.
“Boa parte dos animais que resgatamos foi perdida ou abandonada. Sem o chip, não conseguimos localizar o tutor. Com ele, como no caso do Romeu, conseguimos garantir que o animal volte para o lar com segurança”, explica.
O serviço de microchipagem é gratuito para todos os animais castrados pelo programa municipal de castração, voltado a animais de famílias com renda mensal de até R$ 5 mil e pessoas inscritas no CadÚnico.
Famílias com renda superior podem procurar clínicas veterinárias particulares para o procedimento. Para garantir a eficácia, é indispensável cadastrar os dados do animal na plataforma nacional Sinpatinhas.
Quem encontrar um animal perdido em Blumenau pode acionar o Cepread pelo telefone 156 (opção 1), pelo WhatsApp (47) 9 9937-1307 ou pelo número fixo 3381-6165. É necessário solicitar atendimento veterinário com leitura de microchip.
Como funciona a microchipagem
O microchip é um dispositivo do tamanho de um grão de arroz, implantado sob a pele do animal de forma indolor e segura.
Ele contém um código único vinculado às informações do tutor, armazenadas em um banco de dados nacional. Quando lido por um equipamento apropriado, permite contato imediato com o responsável. Além de facilitar reencontros, a tecnologia também auxilia no controle populacional e no combate ao abandono.
Fonte: Misturebas