Cerca de 100 animais morreram após serem arrastados por águas do Guadiana perto de Beja, devido às descargas das barragens de Alqueva e Pedrógão. O responsável pelos animais queixa-se por não ter sido informado sobre a cheia do rio. As autoridades descartam qualquer responsabilidade e consideram o fato como “um acidente”.
“O rio encheu rapidamente e os animais foram arrastados pela água, porque não conseguiram fugir”, já que as vacas “estavam presas por cordas” e as ovelhas, as cabras e os borregos “dentro de uma cerca”, explicou hoje à agência Lusa o responsável pelos bichos.
Segundo António Silva, que “ainda não conseguiu fazer contas”, devem ter morrido cerca “47 ovelhas, 27 cabras, 24 borregos e duas vacas”.
Com Informações do Diário Digital
Nota da Redação: As chuvas e o desabamento das barragens foram, certamente, um acidente. No entanto, se os animais explorados não estivessem presos por cordas e entre cercas, poderiam ter ao menos tentado se salvar. O responsável pelos animais deveria, portanto, ser responsabilizado por tais mortes e não indenizado ou considerado vítima como se quer fazer acreditar.