Os deputados da Frente Ampla, Andrés Giordano e Claudia Mix, apresentaram um projeto de lei que busca incorporar a conscientização sobre o respeito animal ao sistema educacional chileno. A iniciativa visa modificar a Lei nº 20.370, ou seja, a Lei Geral de Educação, para que o princípio da conscientização do respeito aos animais seja aplicado desde a pré-escola até o ensino médio.
Assim, de acordo com o T13, o projeto busca incorporar o seguinte parágrafo na Lei nº 20.370: “O sistema educacional também deve promover a conscientização sobre o respeito aos animais, incorporando na formação dos alunos a proteção dos animais, seu reconhecimento como seres sencientes e o valor da diversidade biológica para a vida no planeta. Essa abordagem buscará cultivar empatia, responsabilidade e cuidado com todas as formas de vida.”
Além disso, o texto acrescenta que “o Ministério da Educação terá um prazo de 12 meses a partir da publicação desta lei para emitir as normas regulamentadoras que garantam sua implementação gradual e efetiva no sistema educacional chileno”.
Uma das principais promotoras deste projeto é a ativista e defensora dos animais Eliana Albasetti, que disse: “Este projeto nasceu do coração, com a convicção de que o Chile precisa de uma educação que tenha empatia e respeito pelos animais como seus pilares”.
Não é apenas uma emenda legal, mas um compromisso com um futuro mais justo e compassivo. Se ensinarmos nossos filhos a respeitar a vida em todas as suas formas, estaremos construindo uma sociedade mais consciente e menos violenta”, acrescentou.
Fonte: Soy Chile