Esta semana, o deputado federal Célio Studart (PV-CE) encaminhou uma indicação ao Ministério do Meio Ambiente sugerindo a criação de um programa de substituição de veículos de tração animal por equipamentos alternativos.
“Ressalta-se que já existem alternativas feitas com estruturas metálicas aos tradicionais veículos de tração animal, conciliando-se, assim, tanto a fonte de renda dos trabalhadores quanto o bem-estar dos animais”, defende Studart na Indicação 671/2020.
E acrescenta: “Por exemplo, em Santa Cruz do Sul (RS), de forma sustentável, já se utiliza uma estrutura metálica, de tração elétrica, para uma parte da coleta seletiva do lixo.”
No Brasil, a substituição de carroças de tração animal é uma demanda antiga de ativistas da causa animal. No entanto, até hoje muitos municípios brasileiros sequer estão discutindo com seriedade sobre o assunto.
Além disso, mesmo quando se fala em oferta de alternativas à substituição de carroças e com subsídio do poder público, ainda há resistência, tanto no âmbito político quanto fora dele.