O deputado federal Célio Studart (PV-CE) sugeriu ontem (11) no plenário da Câmara que o Ministério do Meio Ambiente crie um cadastro de animais desaparecidos.
A justificativa de Studart é que no Brasil regularmente são publicados nas redes sociais casos de animais domésticos que desapareceram de alguma forma.
“A criação de um cadastro eletrônico facilitaria a comunicação e ampliaria a divulgação desses casos. Diante deste cenário, não pode o poder público federal ficar omisso quanto a esta pauta tão relevante”, defende.
Ele sugere que para facilitar a busca a plataforma poderia fornecer informações como nome, características físicas do animal, local onde desapareceu e contato do responsável, entre outros dados.
“Poderão ser celebrados convênios e/ou parcerias com outros entes federativos, organizações da iniciativa privada, além de universidades (públicas ou particulares) para o desenvolvimento desta plataforma.”
A sugestão foi enviada formalmente ao Ministério do Meio Ambiente. O serviço também poderia permitir um mapeamento da realidade dos animais desaparecidos no Brasil.