EnglishEspañolPortuguês

Deputado exige a retirada de papagaios explorados em exposição de "arte"

20 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Após receber inúmeras denúncias de Organizações Não Governamentais de Proteção Animal, o vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) solicitou nesta quinta-feira (20) a retirada imediata de um casal de papagaios expostos no Museu Nacional da República, em Brasília.

As aves compõem uma ala da exposição em homenagem ao artista carioca Hélio Oiticica, denominada “Museu é o Mundo”. Os animais estão numa espécie de viveiro artificial cercado (foto), em condições ambientais impróprias, iluminação inadequada, ambiente escuro, ar condicionado intenso e barulho excessivo.

Estresse desnecessário

Em ofício enviado ao Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Américo Ribeiro, e ao Superintendente do órgão no Distrito Federal, Luiz Nunes, Tripoli argumenta que as aves estão expostas a estímulos permanentes, o que causa um “nítido estresse”. Segundo o parlamentar paulista, tal situação provoca sofrimento aos papagaios, que estão em ambiente hostil e com grande circulação de pessoas.

No documento, Tripoli ressaltou que a exposição foi proibida pela 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em outubro do ano passado. O parlamentar também argumentou que a Constituição Federal impõe proteção à fauna e à flora, proibindo qualquer prática que coloque em risco ou submetam os animais à crueldade.

Você viu?

Ir para o topo