Por David Arioch
O Deputado Marx Beltrão (PSD-AL) enviou ontem um requerimento cobrando que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dê explicações sobre a mortandade de milhares de peixes de diversas espécies na Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, em Alagoas.
Os animais apareceram mortos aos milhares na manhã do último dia 16 (domingo). Depois de recolherem amostras de água, sedimentos e peixes nos quatro pontos mais críticos, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e a Prefeitura de Marechal Rondon descobriram que o nível de oxigênio dissolvido (OD) está muito baixo – oscilando entre 0,2 e 0,3, quando o ideal é a partir de 5 mg/l. E tudo indica que a morte dos peixes tem relação com a poluição das águas da região.
Marx Beltrão pede que que o Ministério do Meio Ambiente apure a situação no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), apontado como um dos mais importantes ecossistemas de Alagoas. O Complexo é formado pelos Rios Mundaú – que deságua na lagoa homônima – e Paraíba do Meio – que deságua na laguna Manguaba.
“Quaisquer agressões a este ecossistema necessitam de apuração e responsabilização urgente por parte do poder público, inclusive e principalmente no âmbito da União”, enfatiza Beltrão.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.