EnglishEspañolPortuguês

AJUDA IMPORTANTE

Deputada quer Exército atuante no resgate de animais domésticos no RS

Cerca de 3.500 animais já foram resgatados no Estado; 83 pessoas já morreram e outras 111 estão desaparecidas

8 de maio de 2024
Vinícius Nunes
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ramiro Sanchez/Getty Images

O ministro José Múcio (Defesa) foi instado a criar um plano emergencial com as Forças Armadas para o resgate de animais domésticos, silvestres e de criação de pecuária no Rio Grande do Sul.

A deputada professora Luciene Cavalcante (PSol-SP) também pede que sejam instalados hospitais veterinários de campanha em áreas estratégicas do Estado para o cuidado dos animais. Oficialmente, pelo menos 3,5 mil animais já foram resgatados, mas o número deve ser maior.

A ONG Grupo de Resposta a Animais em Desastre (Grad Brasil) diz que, em apenas um dia, já resgatou mais de 100. Todos foram realocados nos municípios de Esteio e São Sebastiao do Caí, na região metropolitana de Porto Alegre. Outra ONG, a Campo Bom pra Cachorro, de Campo Bom, diz que já tem 200 animais retirados das águas por voluntários.

Professora Luciene também diz que é necessário um plano de assistência aos pecuaristas para resgatar e abrigar os animais de criação como suínos, bovinos, aves, entre outros.

No Estado, já morreram 85 pessoas e outras 134 estão desaparecidas, segundo os últimos dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Mais de 153 mil estão desabrigadas e pelo menos 1,1 milhão foram impactadas pelas fortes chuvas.

Fonte: Metrópoles

    Você viu?

    Ir para o topo