EnglishEspañolPortuguês

Deputada Aline Sleutjes rejeita projeto que exige mais informações nutricionais nos rótulos das rações

28 de junho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Aline alegou “complexidade na obtenção de algumas informações nutricionais detalhadas” | Foto: Pixabay

Relatora do Projeto de Lei 55/2019, que exige mais informações nutricionais nos rótulos das rações destinadas aos animais, a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) rejeitou a proposta do deputado Fred Costa (Patri-MG) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

A relatora justificou que o projeto é inviável por ser de difícil implementação, alegando “complexidade na obtenção de algumas informações nutricionais detalhadas”.

Em defesa do projeto, Fred Costa enfatizou que uma nova e mais completa forma de exposição dos nutrientes na rotulagem das rações animais, contendo todos os tipos de macronutrientes, aminoácidos, vitaminas, minerais, ingredientes proteicos, energéticos e fibrosos, e as respectivas quantidades, poderia “permitir aos tutores de animais domésticos a escolha com mais conhecimento e segurança da alimentação dos animais sob sua guarda”.

Nos últimos anos tem crescido as discussões sobre as rações para animais disponíveis no mercado. Em 2016, o documentário “Pet Fooled”, de Kohl Harrington, denunciou as mazelas nesse mercado dominado por conglomerados como a Mars, Nestlé, Procter & Gamble, Hills e Big Heart Pet Brands. O filme mostra como esse segmento funciona sob conveniência e pode não estar tão preocupado com o bem-estar animal, já que muitas informações são veladas, inclusive envolvendo qualidade e procedência dos ingredientes.

Vale lembrar que Aline Sleutjes é a deputada que em abril encaminhou ao ministro do Meio ambiente, Ricardo Salles, o ofício 022/2019, solicitando a revogação do decreto que estabelece o Parque Nacional dos Campos Gerais (Parna). Aline argumentou que a “a área do parque é extensa e oferece consequências danosas e imediatas aos proprietários de terras da região.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo