EnglishEspañolPortuguês

Depois de três dias, baleia encalhada em SC é sacrificada

11 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

 episódio do encalhe da baleia-franca em Laguna, no Sul do Estado, chegou ao seu final ontem, no início da noite. Após três dias de sofrimento, os integrantes da operação de resgate decidiram pela eutanásia (antecipação da morte) por meio da aplicação de um coquetel de medicamentos, e, por volta das 20h, o mamífero de quase 50 toneladas estava sem vida.

A escolha da eutanásia foi uma decisão unânime dos integrantes de todos órgãos que formam um protocolo do encalhe. Essa alternativa, considerada desde que a baleia apareceu na praia, na terça-feira, prevaleceu na tarde de ontem.

– Precisamos aceitar o ciclo de vida dos animais. Assim como os humanos, eles nascem, se desenvolvem e morrem. Infelizmente a situação se agravou em função da dificuldade operacional para o resgate, o que fez com que esta baleia, que já encalhou debilitada, ficasse ainda mais fragilizada – explica a bióloga e diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), Karina Groch.

Hoje pela manhã, os envolvidos na operação irão iniciar os procedimentos de remoção da carcaça. Haverá uma necropsia para que se descubra questões como o sexo do animal e qual a doença que debilitou o animal e provocou o encalhe.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo