Animais silvestres têm se tornado alvos certos na mira de contrabandistas e, para combater esse crime no Estado, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins tem contado com a colaboração da comunidade, que vem denunciando esta prática contra a fauna do cerrado. Somente nesta quarta-feira, 2, foram atendidas duas denúncias que resultaram na captura de 59 pássaros em cativeiros, sendo 56 em Arraias, e três na capital.
Empreendida pela Unidade Regional de Arraias, em parceria com a delegacia local, a equipe de fiscalização realizou uma diligência no setor Buritizinho e constatou uma residência com 56 canários-da-terra (Sicalis flaviola) em cativeiro, sem nenhum tipo de licença da autoridade competente.
De acordo com a legislação, o infrator foi multado no valor de R$ 28 mil e ainda vai responder criminalmente pela infração contra a fauna silvestre.
De acordo com a diretoria de Fiscalização Ambiental, os pássaros serão submetidos a uma avaliação e, dependendo do estado físico dos animais, devolvidos, o quanto antes, ao seu habitat natural.
Em Palmas, também atendendo à denúncia, a regional do órgão e a Dema – Delegacia Estadual de Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo, capturaram na quadra 607 Norte, uma arara, um papagaio e um periquito. Os agentes da Dema conduziram o infrator até a delegacia, e pelo crime contra espécimes da fauna silvestre, pagará multa de R$ 1500,00 e poderá cumprir pena de 6 meses a um ano de detenção – provavelmente convertidos em serviço comunitário.
As aves foram conduzidas à diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins e não serão devolvidas à natureza, por tratarem-se de aves domesticadas, segundo o órgão. O diretor Antonio Santiago informou que está sendo providenciado um local adequado para os animais.
Fonte: O Girassol