EnglishEspañolPortuguês

INVESTIGAÇÃO

Denúncia expõe cachorro com graves ferimentos em canil municipal de cidade no Acre

Caso veio à tona durante uma sessão na Câmara dos Vereadores de Tarauacá na última terça-feira (07/10). Secretaria de Saúde do município disse que o animal passa por tratamento veterinário.

9 de outubro de 2025
Hellen Monteiro
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal/Editada pelo g1

Uma denúncia de maus-tratos e negligência, supostamente ocorrido no canil da prefeitura de Tarauacá, no interior do estado, chegou à Câmara de Vereadores da cidade na última terça-feira (07/10). Em nota, a Secretaria de Saúde do município lamentou o ocorrido e assegurou que irá apurar o caso. 

Durante a sessão na câmara, foram disponibilizadas imagens de um cachorro que aparece com ferimentos no focinho e crânio deixando o osso exposto, para que os parlamentares ficassem cientes sobre a denúncia. g1 optou por não exibi-las.

Ainda de acordo com a denúncia, o animal estaria sendo mantido em um canil da prefeitura da cidade.

Nas imagens, é possível ver que a pele do animal foi afetada por uma ferida que aumentou e, pela falta de cuidados, agravou a situação do animal.

O que diz a Saúde

Em nota assinada pelo secretário municipal de saúde, Romário Costa, a pasta informou que recebeu o caso e lamentou o ocorrido com o animal. A nota ainda pontua que providências já foram tomadas.

Segundo o órgão, foi instaurada sindicância para apurar os fatos. O cachorro está recebendo assistência veterinária imediata e foi aberto um processo seletivo para a contratação de médico veterinário.

“A Secretaria se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e reafirma seu compromisso com a transparência, o zelo e a ética na gestão pública”, complementou.

Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá recebeu com profunda tristeza e consternação a notícia sobre o caso do cão encontrado em condições de sofrimento no canil da Prefeitura. Lamentamos profundamente o ocorrido e expressamos nossa solidariedade diante da situação.

Informamos que a Secretaria já adotou as seguintes providências:

1.Foi determinada a instauração imediata de uma sindicância interna para apurar com rigor os fatos, identificar eventuais responsabilidades e adotar as medidas cabíveis, dentro do âmbito legal e administrativo.

2.Está sendo prestada assistência técnica e institucional para a realização de uma reunião com os setores envolvidos, com o objetivo de alinhar informações, reforçar protocolos e garantir maior eficiência no cuidado com os animais sob tutela municipal.

3.O animal envolvido no caso está recebendo assistência veterinária imediata, com todos os cuidados necessários para sua recuperação e acompanhamento contínuo de sua condição de saúde.

4.A Secretaria reafirma que mantém o Controle de Zoonoses com a responsabilidade e o compromisso devidos, realizando ações permanentes de vigilância, acolhimento e cuidado com os animais dentro de sua competência legal.

5.Recentemente, foi realizado um processo seletivo simplificado para a contratação de médico veterinário, com o objetivo de aprimorar a estrutura de atendimento e organizar o fluxo de animais abandonados na cidade, incluindo ações de castração e controle populacional.

6.Reforçamos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o cuidado, o respeito e a valorização dos animais, trabalhando de forma contínua para garantir condições adequadas de bem-estar e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

A Secretaria se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e reafirma seu compromisso com a transparência, o zelo e a ética na gestão pública.

Atenciosamente,
Romário Costa, Secretário Municipal de Saúde”

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo