O estado norte-americano Delaware aprovou um projeto de lei que acaba com a morte automática de cães e gatos que são explorados para testes e pesquisas em animais. O Projeto de Lei 101 do Senado exigirá que todos os animais saudáveis sejam colocados em adoção quando serem finalmente livres de laboratórios de pesquisa.
Delaware será o oitavo estado nos Estados Unidos a assinar o requisito em lei, depois da Califórnia, Nova York, Connecticut, Minnesota, Illinois, Nevada e Maryland. A campanha que incentivou o projeto foi liderada pelo Rescue + Freedom Project, uma organização sem fins lucrativos dos EUA, dedicada a resgatar sobreviventes de cativeiro e crueldades, e patrocinada pelo senador Jack Walsh.
“Estou sinceramente surpreso que isso tenha sido um debate”, manifestou Walsh em um comunicado. “Temos animais saudáveis que os laboratórios de pesquisa não querem mais. Abrigos locais estão dispostos a cuidar deles. Temos famílias que podem querer adotá-los”.
De acordo com o Rescue + Freedom Project, existem cerca de sessenta mil cães atualmente sendo explorados para pesquisa nos Estados Unidos. “Eles são o melhor amigo do homem”, observa a organização. “Mas a única experiência deles com humanos é a dor.”
O diretor de filantropia do projeto Rescue + Freedom, Gail Thomssen, comentou ao NBC: “Esta política trata de uma deficiência real da lei, e estamos muito orgulhosos de conseguir casas para animais que sofreram tanto sofrimento. Esses cães e gatos não serão mais mortos depois que a pesquisa terminar”.
O novo projeto de lei permitirá que esses animais tenham uma segunda chance na vida. “Se apenas um desses animais se tornar um animal doméstico, todo o trabalho que entrou neste projeto valerá a pena”, contou o senador Jack Walsh.
Avanços graduais
Nos Estados Unidos, novas leis para proteger animais usados para pesquisa estão sendo aprovadas. Na Virgínia, o projeto de lei Bill HB 1097, que exige que as empresas se abstenham de realizar testes em animais, quando possível, foi assinado em lei em abril – o projeto de lei reduzirá significativamente o número de animais usados para testes no estado. Califórnia, Nova Jersey e Nova York também aprovaram leis de natureza semelhante.