Por Natalia Cesana (da Redação)
Manifestantes pró-direitos animais têm feito campanha do lado de fora do Circo Mondao, instalado em Merseyside, condado do noroeste da Inglaterra. O circo é um dos três do Reino Unido que ainda usa animais em suas apresentações.
Os manifestantes de Merseyside cantaram e distribuíram panfletos criticando o uso dos animais nos espetáculos. O circo tem dois camelos e duas zebras.
Petra Jackson, artista e treinadora do circo, declarou à BBC News: “Nossos animais vivem felizes, nossos cavalos vivem pastando durante o dia e passam a noite em um cercado para sua própria segurança”, diz. “Eles estão felizes e saudáveis. Qualquer autoridade que vem nos inspecionar sempre escreve que nossa criação é excelente.”
Sobre o protesto, ela fala: “Enquanto eles estão pacificamente distribuindo os folhetos, estamos felizes, pois todo mundo tem sua própria opinião.”
Já Niki O’Leary, uma das manifestantes da Associação pelo Bem-estar Animal de Merseyside, diz: “Os animais estão em um ambiente completamente artificial, pois são levados de um trailer para outro, percorrendo todo o país. Isso não é vida para um animal. E no fim do dia, eles ainda precisam dar lucro para o circo. Não importa quão bem eles digam que cuidem deles, continua não sendo certo.”