INR – Instituto Nina Rosa
[email protected]
Ocorreu na última quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Guarulhos/SP, a audiência pública sobre o projeto de lei que pretende levar de volta os rodeios àquele município, onde são proibidos desde 2006.
A audiência, que teve duração de seis horas, foi marcada, de um lado, pelas agressões dos partidários pró-rodeios contra manifestantes da defesa animal, na entrada da Câmara e até mesmo dentro do plenário (veja aqui o vídeo). De outro, pela presença em massa de ativistas da defesa animal, muito superior à de defensores dos rodeios.
Mobilização à frente da Câmara antecedeu a audiência pública.
Manifestação pacífica contra rodeios foi interrompida por agressões dos pró-rodeios.
Nina Rosa, Vânia Tuglio, Lilian Rochenbach, Ângela Caruso, Sônia Fonseca, Rodolfo Aliaga e representantes de diversas organizações estiveram presentes à audiência.
Estiveram também presentes os partidários pró-rodeios, Orivaldo Tenório, ex-médico veterinário, e o vereador Wagner Freitas, que apresentou o projeto pela volta dos rodeios.
Também participaram Irvênia Prada (USP), Sônia Fonseca (Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal), vereador José Mário (Comissão de Higiene e Saúde), vereador José Luiz (Comissão de Justiça, autor da lei que proibiu os rodeios), vereadora Luiza Cordeiro (Comissão de Meio Ambiente), Cristina Bosco (Secr. de
Saúde), Wilson Grassi (Anclivepa) e Vânia Tuglio (promotora de justiça SP).
A presença majoritária foi de defensores dos animais, que levaram muitas faixas contra os rodeios.
A “comitiva” pró-rodeios agrediu manifestantes da defesa animal. A Guarda Municipal foi acionada para conter a violência.
Nina Rosa Jacob, ativista, falou para um público de aproximadamente 200 pessoas.
Wagner Freitas, autor do projeto pela volta dos rodeios, não conseguiu arrigementar mais que um técnico para defender a tese de que animais usados em rodeio não sofrem maus-tratos.
O INR esteve presente, com os ativistas Maurício Varallo e Nina Rosa Jacob.