EnglishEspañolPortuguês

INSENSIBILIDADE

Defensora da causa animal, advogada denuncia maus-tratos a cavalos durante a cavalgada

3 de agosto de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Após a abertura da 47ª Expoacre com a tradicional cavalgada, a advogada Vanessa Facundes, defensora assídua da causa animal, usou suas redes socias para denunciar os maus-tratos com os animais durante o evento.

O vídeo que foi enviado à Vanessa mostra um homem em cima de um cavalo que está visivelmente cansado. Em outras imagens, o animal aparece extremamente exausto caído ao solo enquanto seu tutor o puxa para forçá-lo a continuar.

“Eu não poderia dormir sem mostrar para vocês o que ainda fizeram com esses seres que sentem como nós na cavalgada! Chicoteando um cavalo usando esporas, após estar horas e horas montado em um sol escaldante com um som altíssimo! Não vou ficar calada! Nós somos a voz dos animais! Cadê o Ministério Público @mpacre que era para estar fiscalizando? ABSURDO! Se alguém souber de quem é o vídeo me avise para eu dar os créditos, e quem souber quem era o homem que estava maltratando, me fale também!”, escreveu.

Em conversa com a reportagem do Na Hora da Notícia, a advogada falou que, desde de 2014, vem denunciando, por meio das ONG’s (Organizações Não Governamentais) Amor a Quatro Patas e Patinha Carente, ao Ministério Público para que o órgão fiacalize as cavalgadas.

“A partir daí começou a ter fiscalização e nos anos seguintes melhorou questão dos maus-tratos. Porém, tivemos a pandemia e, no retorno, tivemos, novamente, casos de maus-tratos. Tem uma previsão legal para punir esses suspeitos, que é a Lei de n° 9.605, artigo 32, e nós temos que sempre estar denunciando, pois somos a voz dos animais. Lá [na cavalgada] estavam presentes o Ministério Público e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas a fiscalização deles, pelo que entendi, foi ineficaz. Então já fiz a denúncia ao MP, que é o órgão competente para esse tipo de ação que é incondicionada. E o meu papel como advogada, animalista, ativista eu fiz, que foi denunciar”, pontuou.

 

Fonte: Na Hora da Notícia

Você viu?

Ir para o topo