“Linhas elétricas, Iluminação e Avifauna” é o tema de uma seminário que será realizado no próximo dia 31 de Outubro, em Machico, na Madeira, dinamizado pela a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
O Seminário pretende discutir a temática dos impactos das infraestruturas de transporte energia elétrica e da iluminação pública sobre as populações de aves silvestres, principalmente nas aves marinhas das regiões insulares. Destina-se a operadores de eletricidade em Portugal continental e macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), investigadores, consultores em ambiente e engenharia, ONGs, autarquias e a todos os interessados na temática.
O seminário, inserido no âmbito do VII Congresso de Ornitologia e I Jornadas Macaronésicas, 29-31 de Outubro de 2011, em Machico, apresenta os últimos desenvolvimentos no âmbito dos projetos levados a cabo pelas empresas de eletricidade de Portugal e regiões autônomas em colaboração como as ONGs e instituições nacionais e regionais, desenvolvendo aspectos relacionados com áreas e espécies sensíveis e métodos e eficácia de minimização dos impactos verificados.
A sessão de comunicações incluirá a apresentação, pelas ONGs, dos resultados dos projetos em curso, a visão das empresas de eletricidade e a situação internacional, com o exemplo da Macaronésia espanhola.
Está ainda prevista uma exposição de algumas empresas especializadas na minimização de impactos das linhas elétricas sobre as aves.
As inscrições devem ser realizadas com a SPEA através do e-mail [email protected]. Para mais informações consulte http://www.spea.pt/pt/participar/congresso-2011
Fonte: D Notícias