EnglishEspañolPortuguês

MISTÉRIO

De tartaruga a golfinho, 13 animais marinhos são encontrados mortos em um dia em Jurerê

Segundo a Associação R3 Animal, que faz resgates em trechos de Florianópolis, todos os animais estavam em estágio avançado de decomposição, dificultando os exames necroscópicos.

6 de julho de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Regina Reis | R3 Animal | Divulgação

A Associação R3 Animal, organização dedicada ao atendimento de espécies silvestres, recolheu 13 animais marinhos mortos nas praias de Jurerê Tradicional e Internacional, em Florianópolis, na terça-feira (5). Segundo a equipe, todos estavam em estágio avançado de decomposição.

Ao todo, havia nove pinguins-de-Magalhães (𝘚𝘱𝘩𝘦𝘯𝘪𝘴𝘤𝘶𝘴 𝘮𝘢𝘨𝘦𝘭𝘭𝘢𝘯𝘪𝘤𝘶𝘴), uma tartaruga-verde (𝘊𝘩𝘦𝘭𝘰𝘯𝘪𝘢 𝘮𝘺𝘥𝘢𝘴), uma gaivota (𝘓𝘢𝘳𝘶𝘴 𝘥𝘰𝘮𝘪𝘯𝘪𝘤𝘢𝘯𝘶𝘴), uma ave oceânica 𝘗𝘶𝘧𝘧𝘪𝘯𝘶𝘴 𝘴𝘱 e um golfinho aparentemente da espécie 𝘛𝘶𝘳𝘴𝘪𝘰𝘱𝘴 𝘵𝘳𝘶𝘯𝘤𝘢𝘵𝘶𝘴, segundo a associação.

Foto: Regina Reis | R3 Animal | Divulgação

Segundo a organização, como todos os animais estavam em avançado estágio de decomposição, os exames necroscópicos, para identificar as possíveis causas das mortes, ficam comprometidos.

O R3 Animal, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), monitora diariamente as praias da faixa Leste da Ilha, entre a Praia da Solidão e a Praia Brava, e, semanalmente, a Lagoinha do Leste em busca de animais marinhos debilitados ou mortos.

Nas outras áreas, como é o caso de Jurerê, que fica no Norte da Ilha, o atendimento acontece através de acionamento via 0800 642 334.

Através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos, o objetivo do projeto é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

Foto: Regina Reis | R3 Animal | Divulgação

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo