A fase de registros de baleias no litoral do país só começa oficialmente no final de junho, mas o animal resolveu “queimar a largada”.
Os saltos foram registrados por um banhista que aproveitava o dia de sol. A cada salto, pessoas que estavam na praia gritavam de felicidade e comentavam a aparição do animal. O manifesto aparece em um momento que começa a temporada de observação e monitoramento de baleias-jubarte no litoral do estado do Rio.
Segundo pesquisadores, os elas vêm da Antártica e tem como destino final Abrolhos, no sul da Bahia, onde se reproduzem.
“Esses animais eles saem de águas próximas da região Antártica onde passam grande parte do verão se alimentando e vem aqui do Brasil durante o inverno para se reproduzir. O Rio de Janeiro é conhecido como uma área de passagem desses animais”, conta o o biólogo Guilherme Maricato, que completa:
“Geralmente, as baleias não param para utilizar as águas aqui do Rio de Janeiro para se reproduzir, embora a gente tenha alguns registros de filhotinhos recém-nascidos e grupos competitivos que são indivíduos adultos brigando pelo acesso à fêmea. Esse indivíduo do vídeo provavelmente é um juvenil, um adolescente, animais muito brincalhões, mas que não oferecem risco”.
Fonte: G1