Nesta sexta-feira, 35 países, incluindo o Brasil, celebram o Dia Mundial dos Animais. Esta data, comemorada anualmente em 4 de outubro, vai além de uma simples celebração, servindo como um lembrete categórico sobre a importância da proteção, preservação das espécies e o papel fundamental que os animais desempenham em nossas vidas e no equilíbrio do planeta.
Origem e significado
A escolha do dia 4 de outubro não é por acaso. A data coincide com o dia de São Francisco de Assis, conhecido como o padroeiro dos animais e da natureza. São Francisco, que se referia aos animais como “irmão fera” ou “irmã leoa”, é um símbolo do amor e respeito que devemos ter por todas as criaturas.
Embora a conexão com São Francisco date de séculos atrás, a celebração oficial do Dia Mundial dos Animais foi estabelecida em 1931, durante uma convenção de ecologistas em Florença. Desde então, tem sido um dia para sensibilizar a sociedade sobre a defesa dos animais e a preservação de todas as espécies.
Direitos animais
A comemoração ganhou ainda mais relevância em 1978, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a Declaração Universal dos Direitos Animais. Este documento fundamental, portanto, afirma que os animais têm direito à proteção e respeito por parte dos seres humanos.
Alguns dos princípios da Declaração incluem:
Igualdade de todos os animais perante a vida;
Direito ao respeito e à proteção do homem;
Proibição de maus-tratos e atos cruéis;
Direito dos animais selvagens de viverem livres em seu ambiente natural.
Para além dos animais domésticos
Entretanto, o Dia Mundial dos Animais não se limita apenas aos animais domésticos. É muito importante que as pessoas analisem os impactos de suas ações no meio ambiente como um todo. Nossas escolhas diárias afetam diretamente a vida de inúmeros animais que vivem na natureza.
Ações práticas
Há várias maneiras de celebrar o Dia Mundial dos Animais e contribuir para a causa:
Adotar um animal de abrigo;
Fazer doações para organizações de proteção animal;
Reduzir o consumo de produtos de origem animal;
Participar de iniciativas de limpeza de habitats;
Educar-se sobre as espécies ameaçadas de extinção.
Lembrete constante
Embora celebrado em 4 de outubro, o Dia Mundial dos Animais serve como um lembrete anual de que o respeito e a promoção do bem-estar animal são importantes durante todo o ano.
Portanto, a ideia é refletir, mas também colocar em prática as medidas necessárias para minimizarmos os impactos da humanidade no planeta. Cada pequena ação conta para construirmos um mundo mais harmonioso entre humanos e animais.
Fonte: Poços Já