EnglishEspañolPortuguês

PAZ

De lutas sem fim ao santuário: galos de rinha ganham uma nova chance na vida

5 de maio de 2025
Matthew Johnstone
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Shy 38 Inc. Kansas Farm Sanctuary/Facebook

Um santuário animal local está assumindo um papel importante após o recente fechamento de uma operação de rinhas de galo em Topeka, em Kansas (EUA). É o melhor cenário possível para esses 13 galos, que estão deixando para trás uma vida de dor e lutas constantes.

A ideia para o Shy 38 Inc. Kansas Farm Sanctuary surgiu há uma década, quando a família da fundadora percebeu personalidades únicas no rebanho de gado de um vizinho.

“Víamos os bezerros sendo tirados delas todos os anos, assistíamos ao luto delas, sentíamos todas as mesmas emoções que nós sentimos”, disse Kris Taylor, fundadora do Shy 38. “Então comecei a procurar para ver se havia algum santuário para vacas no Kansas, onde as pessoas pudessem conhecê-las, como nós fizemos.”

Sem encontrar nenhum, Taylor decidiu iniciar o projeto por conta própria. E não são só as vacas que recebem uma segunda chance: o santuário abriga porcos com deficiência ou resgatados da indústria alimentícia, cavalos, cabras e muitos galos.

“Acho que os galos são incompreendidos”, disse Taylor. “Eles são incompreendidos, são abandonados, estão em abrigos por toda parte. Não há lares suficientes para eles, e então tem aqueles que são usados para rinhas. Normalmente são apenas eutanasiados imediatamente, não são levados para resgates.”

Na quinta-feira, 1º de maio, a polícia de Topeka prendeu um homem após encontrar sinais de maus-tratos a animais e rinhas de galo.

O Shy 38 foi contatado pelo Controle de Animais de Topeka, que estava buscando lares apenas para as galinhas da operação ilegal.

“Perguntei onde estavam os galos, porque é a primeira coisa em que penso”, disse Taylor. “Porque, de novo, sabemos que eles são eutanasiados. O controle de animais me disse que o veterinário viria naquele dia, e que basicamente só as galinhas precisavam de um lar. Me ofereci para ajudar, mas também quis ajudar os galos — eles merecem uma segunda chance.”

Essa situação não é nova para o Shy 38. No ano passado, eles acolheram dois galos ex-lutadores e tiveram grande sucesso na recuperação deles.

“Eles merecem respeito, assim como os cães, gatos e outros animais de estimação com quem dividimos nossos lares”, disse Taylor.

Com a chegada inesperada de 13 novos galos, a fazenda está precisando de doações, voluntários e materiais.

Traduzido de KSNT.

    Você viu?

    Ir para o topo