Por aqui, Gilberto Gil aderiu. Marisa Monte aderiu também. Pelo mundo, milhares de pessoas estão aderindo. É um apelo global feito pelo ex-Beatle Paul McCartney. As pessoas, os animais e o planeta estão precisando de mais um “help”.
A campanha Segunda Sem Carne (Meat Free Monday, em inglês) foi lançada pelo cantor em agosto do ano passado, em Londres, junto com a autoridade em estudos climáticos, Dr. Ph.D Rajendra Pachauri, como forma de sensibilizar as pessoas para o fato de que, mudando a alimentação, podem mudar o mundo. Não se trata de um objetivo quixotesco, porém a mais simples e eficaz atitude que as pessoas podem tomar para diminuir o aquecimento global e promover a justiça social e a paz.
A ideia da campanha é bastante simples: deixar de comer qualquer tipo de carne toda segunda-feira. O impacto é direto: a diminuição na extraordinária cifra de 18%, que é a contribuição da indústria da carne à emissão de gases de efeito estufa no mundo. Contribuição que é, aliás, maior que a de todo o setor de transporte.
O lançamento da campanha Segunda Sem Carne em Curitiba estará a cargo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que recebeu a autorização de distribuir a carta de apelo de Paul McCartney às autoridades locais. Para lançá-la, a SVB está contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, através das Secretarias do Abastecimento e a do Meio-Ambiente.
Não é a primeira ação pública que visa fomentar o vegetarianismo como estilo de vida saudável e protetor do meio-ambiente na cidade: desde 2008, a Secretaria do Abastecimento vem apoiando a realização da Feira Vegetariana de Curitiba, evento gastronômico que ocorre todo o sábado na Praça 29 de Março, em parceria com o grupo local da SVB.
Para o lançamento, o palco escolhido foi o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba. No sábado (20), o público presente terá oportunidade de assistir a palestras, participar de debates, de aulas-show de culinária vegetariana e de receber muita informação sobre o impacto do consumo de carne na saúde e no planeta.
Além disso, o evento contará com a presença de artistas locais voluntários, que estarão se apresentando ao público em apoio à campanha, e também com a solenidade de abertura, em presença de autoridades e celebridades, quando será lida a carta de Paul McCartney. A solenidade finaliza com a SVB entregando uma carta de intenções a órgãos da Prefeitura, solicitando políticas públicas para redução do consumo de carne na cidade.
Mais informações sobre a campanha no site da SVB (www.svb.org.br), pelo twitter (@2asemcarnectba) ou pelo email [email protected] .
Serviço:
Lançamento em Curitiba da Campanha Segunda Sem Carne
20 de março, sábado
Horário: das 9h às 17h
Solenidade de Abertura: 14h
Local: Mercado Municipal de Curitiba – Setor de Orgânicos
Rua da Paz, 608 – Centro
Evento gratuito e aberto ao público
Fonte: Paraná OnLine