Por Natalia Cesana (da Redação)
Mais uma notícia sobre negligência crônica que sofrem os elefantes vítimas da exploração humana. Jorge Barreda é um exibidor da Flórida, EUA, que aluga os animais para passeios, eventos e circos como o UniverSoul. Por isso a PETA está pedindo ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) que confisque esses elefantes e os realoque em um santuário para que assim eles possam receber os tratamentos que urgentemente necessitam.
As inspeções do Departamento, que remontam a abril, indicam que Barreda repetidamente tem falhado em garantir os cuidados vitais necessários aos pés dos elefantes, por exemplo, o que pode acarretar problemas sérios, e até fatais, como abscessos, infecções e osteomielite (infecção em ossos longos, como fêmur).
Problemas nas patas traseiras são muito sérios e são a causa número um das mortes prematuras que ocorrem em elefantes que vivem em cativeiro nos Estados Unidos. Os animais são forçados a permanecer muitas horas de pé em superfícies duras em vez de caminhar quase 50 quilômetros por dia se estivesse em seu habitat natural.
A PETA pede: evite frequentar circos que explorem elefantes ou outros animais e mobilize sua família a fazer o mesmo.
Veja aqui a lista de circos que não usam animais.