EnglishEspañolPortuguês

Cuidado: animais de estimação também ficam obesos

22 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Se você é um daqueles tutores que está sempre dando comida para seu animalzinho de estimação, fique atento: o nosso melhor amigo também pode ficar acima do peso. Normalmente, o maior causador da obesidade nos animais é o próprio tutor, já que ele fica com pena daquele olhar carente e normalmente dá uma bolacha ou o resto do almoço para o bichinho.

Cão obeso (Imagem: Reprodução/Bicharada)
Cão obeso (Imagem: Reprodução/Bicharada)

Porém, esses alimentos não foram feitos com os ingredientes necessários para deixar seu animal de estimação saudável e podem prejudicar a saúde do nosso melhor amigo. Há uma pesquisa que confirma que um em cada quatro animais de estimação está acima do peso graças ao mau comportamento do tutor.  A obesidade deixa cães e gatos propensos a várias doenças e pode reduzir em até dois anos a vida do bicho. Então, pense bem antes de entupir seu amiguinho com besteiras.

Descubra se seu amigo está apenas fofinho ou se já alcançou a obesidade:

* Ele tem barriguinha?
Seu mascote deve ter bem visível a separação entre o tórax e a barriga. Observe se essas duas regiões não se tornaram uma coisa s€ó.

* Há ossos salientes?
As costelas dele não devem ser nem aparentes nem difíceis de encontrar. Passe a mão no seu cão ou gato e veja se consegue sentir os ossos com facilidade.

* Como ele está sendo visto de cima?
Seu animal de estimação deve ter formato de ampulheta: os ombros mais largos do que a cintura, e a cintura mais fina que os quadris.

Da esquerda para a direita: cachorro muito magro, cachorro com o peso ideal e cachorro obeso (Foto: Cachorro Verde, Reprodução)
Da esquerda para a direita: cachorro muito magro, cachorro com o peso ideal e cachorro obeso (Foto: Cachorro Verde, Reprodução)

Se ele estiver acima do peso, procure um médico veterinário e descubra qual dieta é apropriada  para o seu amiguinho.

Fonte: Bicharada

Você viu?

Ir para o topo