Há várias denúncias de maus-tratos a cães, animais abandonados que são capturados no Santuário de Fátima: “Muitos animais são mortos, alguns por envenenamento, mas as pessoas que trabalham no santuário têm medo de falar disto.” Quem dá a cara nesta acusação é Maria do Céu Alves Romeiro, presidente da Associação dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF). “Tenho provas concretas, isto é uma barbaridade, no ‘altar do mundo’ as pessoas não estão respeitando os animais”, assume, indignada, Maria do Céu Romeiro.
Por enquanto, as autoridades que gerem aquele espaço de culto continuam em silêncio. “Só nos pronunciaremos no momento que consideramos oportuno”, disse Leopoldina Simões, responsável pela sala de imprensa do santuário da Cova da Iria.
Na Internet, circulam muitas fotos que atestam as alegadas atrocidades. Foi mesmo criado um grupo numa rede social (designado por ‘Escândalo no Santuário de Fátima/matança de inocentes’) que , de anteontem para ontem, aumentou em mais de 1.500 membros. Neste se faz eco destas denúncias da APAAF. A criadora deste grupo no Facebook, Joana Teixeira Dumas, explicou que, antes desta iniciativa, enviou vários e-mails para a Reitoria do Santuário de Fátima. “Até agora, ninguém respondeu. Não tenho antipatia nem simpatia pela Igreja, aquilo que me move é a defesa dos animais. Mas não deixa de ser irônico isto estar acontecendo em Fátima”.
O dedo acusador da APAAF (criada em Setembro de 2009 e que já tem 43 membros) também contempla os serviços da Câmara Municipal de Ourém “por inexistência de um canil/gatil condigno”, refere Céu Romeiro. A presidente desta associação, funcionária da biblioteca José Saramago no Instituto Polítécnico de Leiria, assegura que as fotografias que demonstram os maus tratos “são verdadeiras e são a prova concreta do que se passando em Fátima”.
Sem querer desmentir estas acusações, fonte da autarquia disse ontem que “o serviço municipal de veterinária está tentando apurar a credibilidade da denúncia, uma vez que há fatos que não são novos e, de tempos a tempos, surgem estas recorrentes denúncias” na praça pública. Ainda assim, a mesma fonte da Câmara Municipal de Ourém confirma que “o atual canil municipal não tem as melhores condições, estando já em fase de projeto a nova infraestrutura, que ficará situada no estaleiro municipal”. A polêmica na Net cresce de hora a hora.
Fonte: DN Portugal