EnglishEspañolPortuguês

Crocodilos aproveitam correntes marítimas para chegar a ilhas do Pacífico e do Índico

9 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Cientistas da Universidade de Queesland, na Austrália, revelaram em artigo do Jornal de Ecologia Animal, publicação da Sociedade Britânica de Ecologia, que crocodilos estão “surfando” por milhares de quilômetros de oceano adentro até atingirem várias ilhas do Pacífico e do Índico durante a façanha, que pode chegar até a 10 mil quilômetros.

Crocodilos, conhecidos como maus nadadores, aproveitam as correntes marítimas para percorrerem grandes distâncias / Foto:  Arquivo
Crocodilos, conhecidos como maus nadadores, aproveitam as correntes marítimas para percorrerem grandes distâncias / Foto: Arquivo

Os “salties”, como são conhecidos, vivem em estuários – foz larga de um rio, sensível aos efeitos das marés -, podem crescer até seis metros e, curiosamente, são conhecidos como maus nadadores. Eles se aproveitam de grandes correntes marítimas de alta velocidade para atingirem o alto-mar.

A descoberta ajuda a explicar como crocodilos de estuário, considerados os maiores répteis vivos, movem-se; de que forma eles colonizaram numerosas ilhas, separadas por quantidades imensas de água, e contribui para a teoria de que crocodilos tiveram que atravessar grandes barreiras marítimas durante seu período de evolução.

Há muito tempo os cientistas ficavam admirados em observar como crocodilos de estuário, que vivem também em rios e mangues, conseguiam atingir distâncias tão longas de seu habitat natural.Para a pesquisa, os pesquisadores australianos acompanharam 27 crocodilos adultos, por meio de monitores e satélites, por um período de um ano.

Os cientistas constataram que tanto machos quanto fêmeas compreendem jornadas de longa distância de forma progressiva, começando por viagens de mais de 50 km dos estuários até o mar aberto, aprendendo, assim, o movimento das correntes. A observação sistemática da equipe mostrou que, como surfistas pegando ondas, os crocodilos aproveitam estas correntes para atravessar grandes áreas de mar aberto. Uma fêmea, por exemplo, percorreu uma distância de 590 km em 25 dias, sincronizando sua jornada com correntes sazonais, enquanto um macho percorreu 411 km em 20 dias.

Este movimento permite que crocodilos de estuário, únicos da espécie de água salgada na vasta área do Pacífico e Índico, convivam e até acasalem com outros exemplares de água doce, nativos das ilhas.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo