EnglishEspañolPortuguês

ESPERANÇA

Criticamente ameaçados de extinção: casal de gibões resgatado do tráfico de animais é devolvido à natureza

9 de janeiro de 2024
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fundação Aspinall

O coro da floresta no Sul de Sumatra, Indonésia, recebe de volta alguns de seus melhores cantores: um par raro de gibões Siamang, resgatados do comércio ilegal de animais, foi libertado na natureza.

Os gibões Siamang, reconhecidos por seus grandes sacos na garganta, são conhecidos por suas vozes poderosas, utilizadas para comunicação e marcação de território. No entanto, são alvos populares do comércio ilegal de vida selvagem devido à sua beleza e impressionante canto na floresta.

“Os gibões são um dos primatas mais procurados como animais domésticos no comércio ilegal de vida selvagem, sendo os siamangs particularmente visados devido ao seu belo canto na floresta”, destaca Made Wedana, diretor nacional do programa na Indonésia da Fundação Aspinall, uma instituição de caridade dedicada à preservação da vida selvagem.

Os gibões Siamang, encontrados nas florestas tropicais da Indonésia, Malásia e Tailândia, estão ameaçados devido ao comércio ilegal e à perda de habitat. A Fundação Aspinall concluiu em 2023 a construção de um centro de reabilitação em Punti Kayu, no sul de Sumatra, tornando-se o primeiro a reabilitar gibões Siamang e devolvê-los à natureza. Em 23 de dezembro, Jon e Cimung, um par de Siamangs resgatados, foram libertados.

O processo de reabilitação, que durou cinco anos, incluiu a adaptação à vida selvagem, aprendizado sobre como encontrar alimentos e defender-se de predadores. “Os siamangs são monogâmicos – eles formam pares para o resto da vida. A união de pares pode ser complicada, mas, uma vez soltos, eles nem sempre se dão bem”, explica Amos Courage, diretor de projetos no exterior da Fundação Aspinall.

Foto: Fundação Aspinall

A libertação de Jon e Cimung foi um sucesso, com os Siamangs se adaptando rapidamente ao ambiente natural e emitindo chamados, um sinal positivo. A equipe continuará monitorando-os a pé por aproximadamente quatro meses para garantir sua capacidade de se defenderem. Se tudo correr bem, outros Siamangs resgatados poderão ser libertados no sul de Sumatra.

O tráfico de animais representa uma ameaça significativa para essas espécies, muitas vezes mantidas em condições precárias. A eficácia da proteção legal é limitada devido à falta de santuários e à aplicação restrita das leis. A conscientização e a redução da demanda são consideradas essenciais para a preservação dos gibões Siamang. “No futuro, será melhor se não houver necessidade deste centro de reabilitação”, destaca Wedana, que está envolvido em projetos de educação pública para sensibilizar sobre essa questão crítica.

    Você viu?

    Ir para o topo