EnglishEspañolPortuguês

EXPLORAÇÃO

Criminosos usam gatinho para contrabandear heroína e maconha em presídio da Costa Rica

Os funcionários da prisão entregaram o gato ao Serviço Nacional de Saúde Animal para avaliação após a remoção das drogas.

20 de maio de 2025
Júlia Zanluchi
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ministerio de Justicia y Paz de Costa Rica

Recentemente, um gato foi vítima de uma ação criminosa ao ser usado para contrabandear drogas em uma prisão da Costa Rica. O gatinho forçado a participar do esquema foi flagrado por guardas do Presídio de Pococi tentando escalar a cerca do local com pacotes de maconha e heroína amarrados em suas costas.

O Ministério da Justiça da Costa Rica informou em uma publicação nas redes sociais que guardas do presídio capturaram um gato escalando a cerca com aproximadamente 236 gramas de maconha e 68 gramas de heroína amarradas em suas costas.

Foto: Ministerio de Justicia y Paz de Costa Rica

As autoridades acreditam que o gato foi usado em uma tentativa de levar as drogas até os presos.

De acordo com um vídeo postado online pelo Ministério da Justiça do país, os guardas penitenciários pegaram o gato enquanto ele subia em uma cerca de arame farpado.

“Um oficial posicionado em um dos postos avistou o animal na zona verde e imediatamente soou o alarme”, disse o ministério em um comunicado. “Graças à rápida ação dos agentes, o gato foi capturado e os pacotes removidos, impedindo que chegassem ao seu destino final.”

Segundo a BBC, os funcionários da prisão entregaram o gato ao Serviço Nacional de Saúde Animal para avaliação após a remoção das drogas. Um vídeo nas redes sociais mostrou oficiais usando tesouras com cuidado para remover os pacotes presos ao pelo do animal.

As autoridades afirmam que estão analisando imagens de segurança para rastrear os movimentos do gato antes de ser detectado e tentar identificar quem tentou introduzir as drogas na prisão e para quem elas eram destinadas.

Esse caso serve como um alerta para a crueldade envolvida no uso de animais no crime. Enquanto os envolvidos devem ser punidos, é essencial lembrar que o gato, assim como qualquer outro ser vivo, merece proteção e respeito.

    Você viu?

    Ir para o topo