Um filhote de jacaré foi encontrado por uma criança de 3 anos dentro de uma casa em Salto de Pirapora (SP), na manhã desta sexta-feira (28). Assim que viu o animal nos fundos da residência, no Jardim Santa Helena, o menino avisou a mãe. A família decidiu capturar o bichinho e colocar em uma caixa de papelão, mas o animal conseguiu fugir e chegar até a calçada em frente à casa, que fica na rua Alcides Romualdo. Preocupada, a dona de casa, de 30 anos, acionou a Guarda Civil Municipal para resgatá-lo.
Suspeita-se que o jacaré tenha vindo de um córrego que fica atrás da casa. Um veterinário do Centro de Controle de Zoonoses da cidade esteve no local e constatou que o animal é um jacaré-de-papo-amarelo, com cerca de dois meses de idade.
O veterinário e os guardas levaram o filhote para o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), onde deve ficar por um tempo. Em seguida, uma equipe do zoológico vai tentar devolvê-lo ao seu ambiente natural.
Não ataca, se defende
Com quase 30 centímetros de comprimento, o jacaré chegou a Sorocaba um pouco desidratado e bastante assustado, mas a primeira avaliação clínica detectou que está saudável. Apesar de ser uma espécie agressiva, esclarece o veterinário do “Quinzinho”, Rodrigo Teixeira, é importante lembrar que os animais não atacam sem motivo, apenas se defendem. “Se fosse um jacaré adulto e alguém mexesse com ele, possivelmente o animal iria se defender. As pessoas não devem mexer, nem tocar neles”, explica.
Os jacarés são os únicos répteis que, assim que colocam os ovos, continuam cuidando deles. É por isso que a chance de os pais do filhote estarem próximos ao local em que ele foi encontrado existe. “Isso é natural. Os pais ficam perto dos filhos e os filhos ficam perto dos pais. Além disso, possivelmente a família que o encontrou mora próximo ao habitat dos jacarés”, completa Rodrigo.
Fonte: G1