EnglishEspañolPortuguês

Criador é multado por manter 52 pássaros raros sem autorização, em Monte Alto (SP)

26 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Militar Ambiental de Jaboticabal apreendeu 52 aves raras em um cativeiro irregular na manhã desta quarta-feira (24). Os passarinhos estavam em um barracão, em Monte Alto (SP).

Segundo o cabo Fernandes, foi feita uma denúncia anônima de que haveria vários pássaros dentro de gaiolas na rua Benjamin Constant, na Vila Gadine, onde vive Paulo Chioda Junior. Os policiais foram até o local e perceberam que, ao todo, havia 79 aves.

Pássaros estavam em um barracão em Monte AltoPássaros estavam em um barracão em Monte Alto. Foto: Polícia Ambiental / divulgação

Fernandes afirma que 27 pássaros estavam legalizados e constavam no cadastro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no nome da esposa de Chioda, que é criadora autorizada pelo órgão federal. As outras 52 aves eram da espécie Sporophila maximiliani – o popular “bicudo”, ameaçados de extinção. Elas tinham as anilhas do Instituto, mas não estavam no cadastro.

Chioda teria dito à polícia que tenta obter autorização do Ibama para criar pássaros desde 2009, mas não consegue. Como ele não comprovou à Polícia Ambiental a origem legal das aves, elas foram listadas e devem ser recolhidas pelo instituto.

Até o órgão decidir se permite ou não que Chioda crie os pássaros, os animais ficam onde estão. Se ele não obtiver a autorização, o Ibama recolhe as aves. Independente da decisão, o criador não-autorizado foi multado em R$ 260 mil, mas ainda pode recorrer.

Fonte: Jornal A Cidade

Você viu?

Ir para o topo