EnglishEspañolPortuguês

RIO DE JANEIRO

Criado em liberdade: urubu é adotado por flamenguista na Tijuca e o acompanha até em jogos de futebol

28 de fevereiro de 2023
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

Um animal doméstico que vive na cola de seu tutor, deita em seu pé para receber carinho e até o segue para acompanhá-lo em partidas de futebol. É o melhor amigo do ser humano, mas não é um cachorro: é um urubu. Vidal, batizado assim por conta do meia do Flamengo, nasceu no terreno vizinho à loja de materiais de construção de Thiago Silva Sena, de 30 anos, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Depois de passar a ser alimentado, Vidal não desgrudou mais do empresário e, mesmo criado solto, não deixa o seu amigo para trás.

“O vizinho aqui do lado cria alguns coelhos. Há uns cinco meses, olhei um bichinho branco, mas pensei “coelho não tem bico”. Peguei o filhote de urubu para cuidar, com medo de algum animal atacá-lo, comecei a dar comida e ele criou um laço com a gente, não vai embora mais”, conta Thiago, que afirma que na família é “todo mundo rubro-negro”.

A paixão pelo Flamengo nasceu com o pai, Ednaldo Sena, de 51 anos, que fez referência ao clube até ao dar o nome fantasia à loja da família: Mengão Construção. Na hora de definir como se chamaria o animal, não restaram dúvidas a Thiago.

“O jogador (o chileno Arturo Vidal) tinha chegado recentemente ao Flamengo, com um corte de cabelo. Como o urubu era branquinho, mas começava a nascer penugem preta na cabeça, uma espécie de “topete”, parecia o Vidal (jogador) mesmo”, justifica Thiago, sobre a escolha do nome Vidal para o urubu.

O animal nunca foi colocado em cativeiro. Segundo Thiago, o urubu “dorme onde quer”, normalmente no entorno da loja, que fica na Tijuca. Às vezes ele some por dois dias, mas volta.

“Ele é livre, não tem asa cortada. Se ele for embora, vou sentir muita falta, mas ele é livre”, reforça Thiago.

Na infância, o empresário lembra de comprar alpiste para dar aos passarinhos. Agora, a rotina é um pouco mais trabalhosa (e onerosa), já que precisa ir ao supermercado algumas vezes. Por lá, compra fígado, peito de frango e até frutas, como manga e melancia, tudo do agrado de Vidal.

O animal recompensa o amigo com a companhia. Mesmo que não acompanhe Thiago até em casa, o urubu vai todo dia à loja do empresário e também é frequentador das partidas de futebol em um campo no bairro da Zona Norte.

“A gente foi jogar bola no domingo e o vi voando, até falei para o meu pai: “É o Vidal”. Depois de posar em cima da grade, assobiei e ele veio para os meus pés”, conta o empresário, que observa que o Vidal, tal qual o jogador, também quer estar dentro de campo, mesmo que o objetivo não seja a habilidade com a bola nos pés, ou melhor, nas patas. “Tem hora que o futebol tem que parar para eu colocá-lo para fora, senão ele quer voar para cima de mim”.

Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

‘Quase um cachorro’

Hoje o urubu é atração da loja, apesar de suas travessuras, como os dias em que fura sacos de massa. Enquanto as crianças brilham os olhos ao passar na rua, a esposa de Thiago, Larissa Silva de Lima, tenta explicar a situação aos colegas de trabalho, que ficam “de boca aberta”:

“Ela acha um barato, às vezes até posta (fotos nas redes sociais): ‘Vocês têm marido que têm cachorro; urubu, só o meu'”.

Thiago coloca Vidal no colo e até tira fotos de rosto colado com o do urubu, que, na primeira oportunidade, já deita no chão para receber carinho. “É quase um cachorro”, diz Thiago.

O empresário, que acompanha a reta final da gestação de Larissa, grávida de 7 meses, conta que não tem medo que o seu amigo sinta ciúme do pequeno Valentim quando nascer. Bater de frente mesmo, só com cachorros.

“O Vidal é muito de boa, fica do seu lado na maior calma. Em mim, ele sobe no braço, na cabeça… Outras pessoas ele não gosta que o peguem no colo, mas deixa passar a mão no papo. Ele nunca foi agressivo, só é de bicar. Mas aí ele não está atacando, ele está se defendendo de algum cachorro que vem para cima dele, como se dissesse ‘aqui é o meu território'”, diverte-se Thiago.

Fonte: Extra

    Você viu?

    Ir para o topo