EnglishEspañolPortuguês

Cresce o número de aves apreendidas na região norte do Tocantins

6 de fevereiro de 2015
1 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Um total de 32 aves em cativeiro foram apreendidas no mês de janeiro deste ano, em Araguaína, região norte do Tocantins. O número é maior se comparado com o do mesmo mês do ano anterior, quando foram capturados 21 pássaros. “Isso é uma questão cultural da nossa sociedade, da nossa população, principalmente com relação a algumas espécies por causa do valor”, comenta o comandante da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, Rodrigues Moura.

Aves apreendidas passam por avaliação no Centro de Triagens de Animais, em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Aves apreendidas passam por avaliação no Centro
de Triagens de Animais, em Araguaína
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Na semana passada, durante uma operação, a polícia apreendeu curiós e até papagaios criados em cativeiro. Todas as aves capturadas são levadas para o Centro de Triagens de Animais (Cetas). Algumas chegam debilitadas, passam por avaliação de especialistas e por tratamento. “Esses animais que são recolhidos ou capturados, eles estão machucados e em uma situação debilitada. O próprio cativeiro, muitas vezes, já causa isso, por causa do ambiente fechado. Então, ele precisa passar por uma readaptação e por uma triagem”, explicou Moura.

A criação de animais silvestres é crime e quem for flagrado cometendo a infração é punido. “A pessoa pode ser autuada e administrativamente, pode levar uma multa que pode ser de R$ 500 por animal, que é o caso do curió, por exemplo”, concluiu o comandante.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo