Durante a crise da Covid-19, o Santuário Filhos da Luz, situado em Tramandaí (RS), está enfrentando dificuldades para garantir os cuidados necessários a mais de 100 animais resgatados de matadouros e de outras situações de crueldade, incluindo sacrifícios.
O problema é que Andressa Aquino, que fundou o santuário com o marido Anderson, atua como DJ, mas o seu trabalho foi interrompido porque atualmente não é possível realizar eventos. Outro agravante é que Anderson, que atua na área de construção civil, está sem trabalho porque muitas obras foram paralisadas.
“Devido à pandemia, todos os eventos e feiras que faríamos para arrecadar alimentos para os animais também foram cancelados. Estamos precisando de ajuda porque com as últimas economias compramos rações e medicamentos para os muitos animais do santuário”, explica Andressa.
“Quem puder ajudar, estamos aceitando doações de qualquer valor. Quem não puder, que pelo menos compartilhe nossa história. O inverno está chegando e aqui é muito frio, principalmente por estarmos no litoral norte do Rio Grande do Sul e de frente ao maior parque eólico da América Latina.” Andressa também acrescenta: “Precisamos reformar e construir espaços quentinhos pra eles.”
Animais tiveram suas vidas transformadas pelo santuário
No Santuário Filhos da Luz, Andressa, Anderson e Maya, filha do casal, cuidam de galinhas, galos, patos, pássaros, marrecos, gansos, gatos, porcos, coelhos, porquinhos-da-índia, caprinos e equinos.
Entre os animais que tiveram suas vidas transformadas pela família estão as galinhas Três Marias, encontradas a caminho do matadouro. Antes utilizadas como poedeiras em uma granja, elas tiveram seus bicos cortados e mal conseguiam ficar em pé.
Outro exemplo é a cabra Filipa, que hoje leva uma vida saudável após muito sofrimento. “Chegou ao santuário bem magra, assustada e cheia de feridas. Desconfiamos que ela havia sido abusada, o que foi confirmado por um veterinário. Dói demais imaginar o quanto ela sofreu. Mas hoje ela é bem cuidada e amada”, frisa Andressa.
Rita Lee, John Lennon e Brutus
Ainda falando de caprinos, outra história de destaque é a de Rita Lee e John Lennon. “Os dois eram de um vizinho do santuário que perguntou se queríamos comprá-los por que eles iriam pro abate. No local, os encontramos amarrados. Mas deu tudo certo e hoje eles estão felizes. A Rita Lee ainda nos trouxe um presente, porque ela estava grávida”, lembra.
Outras histórias de boas mudanças incluem o cavalo Brutus, resgatado de uma situação de exploração como meio de tração animal. “O conhecemos quando um carroceiro estava batendo nele com um pedaço de pau. Nos empenhamos e conseguimos sua guarda. Hoje ele está bem gordinho, lindo demais”, conta Andressa.
Para mais informações ou para acompanhar o trabalho do Santuário Filhos de Luz:
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.