Quatro corujas filhotes e duas adultas foram resgatadas em uma área devastada por incêndios florestais na cidade de Guaíra, São Paulo. Os animais foram salvos pela Guarda Civil Municipal, na tarde da última sexta-feira (27), segundo informações do portal G1.
As corujas estavam dentro de um tanque de água, em um sítio no município. O local recentemente tinha sido atingido por um incêndio e ainda apresentava focos de fogo na região.
Os animais, na procura de construir um ninho, provavelmente podem ter usado o tanque como abrigo para seus filhotes, o que possibilitou que as corujas fossem salvas, de acordo com a Guarda Municipal.
As corujas mais velhas já foram soltas na natureza, enquanto os filhotes foram encaminhados aos cuidados do Zoológico Municipal de Guaíra, para futuramente voltarem à natureza.
Região cheirava a amônia
Um forte cheiro de amônia exalava nas proximidades do tanque, quando as equipes foram acionadas, conforme Reginaldo Aparecido Isaías, um dos responsáveis pelo resgate das aves.
“O tanque estava com muito cheiro de amônia, provavelmente das fezes dos animais. Os animais não conseguiriam sair sozinhos do tanque. Se pegasse fogo onde eles estavam, iam morrer todos”, conta.
A quantidade de resgate de animais nas mesmas situações tem intensificado no período de seca, onde a incidência de incêndios é maior na região, segundo Isaías.