EnglishEspañolPortuguês

PREPARO

Corujas resgatadas de condomínio passam por reabilitação com treino de voo antes de retornarem à natureza no PI

Conforme a Semarh, mais de 100 animais silvestres foram resgatados de residências ou do tráfico no estado, passaram por reabilitação e foram soltos ou estão em fase final de preparação.

13 de agosto de 2025
Ilanna Serena
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Semarh

Quatro corujas-da-igreja, resgatadas de um condomínio em Teresina, estão passando por reabilitação com treino de voo no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). Após o treinamento, elas devem ser devolvidas à natureza.

As aves, conhecidas como “corujas suindara”, foram resgatadas ainda filhotes pelo Batalhão de Policiamento Ambiental e chegaram com penugem ao Cetas, onde passaram por quarentena e receberam cuidados veterinários.

Na fase de pré-soltura, as corujas permanecem no chamado “corredor de voo” e treinam também as habilidades de caça. A etapa é considerada fundamental para avaliar se as aves estão aptas para retornar à natureza.

“Um processo especial ajudou na recuperação: as jovens corujas foram “adotadas” por aves adultas que já viviam no centro, recebendo alimentação e proteção como se fossem filhas”, informou a Semarh.

Mais de 100 animais silvestres resgatados

Segundo a Semarh, somente em 2025, mais de 100 animais silvestres foram resgatados de residências ou do tráfico, passaram por reabilitação e foram soltos ou estão em fase final de preparação.

O órgão reforça que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas ou em situação de risco, a população deve acionar o Batalhão de Policiamento Ambiental e evitar contato direto.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo