EnglishEspañolPortuguês

LIBERDADE

Coruja em fuga: zoo de Nova York desiste de recapturar animal no Central Park

A coruja Flaco foi libertada de sua gaiola por frequentadores do zoológico e vem mostrando habilidade para sobreviver sozinha longe dos cuidadores

20 de fevereiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Nos últimos dias, só se fala na coruja Flaco no Central Park, em Nova York. Por seguidas manhãs, tardes e noites, funcionários do zoológico e curiosos procuraram a coruja entre os galhos das árvores, os primeiros, para tentar recuperá-la, e os segundos, apenas para conseguir um bom ângulo para uma foto. Mas, duas semanas depois da gaiola de Flaco ter sido cortada por visitantes do zoo, o local comunicou que está suspendendo as operações de recuperação.

Nas tentativas, foram usadas iscas e gravações de cantos de corujas e Flaco até mostrou algum interesse, mas não caiu nas armadilhas.“Continuaremos monitorando Flaco e suas atividades e estaremos preparados para retomar os esforços de recuperação se ele mostrar qualquer sinal de dificuldade ou angústia”, disseram as autoridades, reconhecendo que tentar recuperar o animal foi bastante difícil, especialmente “porque ele tem tido muito sucesso em caçar e consumir as presas abundantes no parque”.

O bufo-real da Eurásia é uma das maiores espécies de coruja, com uma envergadura de até 2m, de acordo com a Wildlife Conservation Society.

A operação de busca pelo animal começou em 2 de fevereiro, depois da descoberta que haviam cortado o arame do recinto da ave no zoológico. No entanto, Flaco não se afastou muito do zoo. Ele voou para a Quinta Avenida, onde a polícia tentou pegá-lo, visitou o rinque de patinação do parque, e finalmente se estabeleceu nas árvores do Central Park.

“Isso é incrível. Ele fez um movimento notável de ser uma coruja em cativeiro para estar na natureza muito mais rápido do que qualquer um esperava. Ele está pegando presas sozinho. Ele continua a voar cada vez melhor. Ele parece estar se divertindo lá fora”, disse ao The Guardian David Barrett, que administra as contas do Twitter Manhattan Bird Alert, Brooklyn Bird Alert e Bronx Bird Alert.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo