Uma coruja foi libertada de volta à natureza depois de ser resgatada de uma plataforma de petróleo, onde foi após desviar de sua rota devido à uma tempestade.
A coruja fêmea foi descoberta na plataforma Noble Patriot, a 290 km das Ilhas Shetland, na Escócia, na semana passada, e foi mantida viva pela tripulação.
O trabalhador offshore Sam Crowe conseguiu capturar a coruja depois de avistá-la na plataforma e a manteve alimentada e hidratada até que pudesse ser resgatada por um santuário de vida selvagem.
Acredita-se que a coruja tenha enfrentado dificuldades durante a tempestade recente, que registrou rajadas de vento de até 160 km/h e causou danos a edifícios.
Em entrevista à BBC Scotland, o Sr. Crowe disse: “Consegui pegá-la. Sabendo que ela não sobreviveria aqui fora, fiz uma pequena casa em uma caixa e consegui frango cru e água.”
Enquanto era mantida em segurança na plataforma de petróleo, logo foram feitos os arranjos para que a coruja retornasse ao continente e recebesse o tratamento adequado.
O Santuário de Vida Selvagem de Hillswick informou que a coruja-do-campo pousou em “estado de exaustão” e que a “ave majestosa” foi recolhida de helicóptero e levada de volta à Escócia.
Após uma avaliação, verificou-se que a coruja estava em boa forma, mas abaixo do peso, e foi deixada aos cuidados do ornitólogo Phil Harris para “engordar com camundongos e pintinhos” antes de ser libertada na natureza.
“Que presente para todos que entraram em contato com esta criatura linda. Muito obrigado a todos envolvidos nesta operação de resgate”, disseram eles.
“Ela deve ter partido em sua primeira jornada pelo Mar do Norte e encontrado a tempestade”, disse o Sr. Harris. “Elas ficam exaustas muito rapidamente. Elas provavelmente veem as luzes de uma plataforma de petróleo e até de navios no Mar do Norte à noite e os usam como áreas de descanso.”
Ele acrescentou que ela é uma “coruja muito sortuda”, pois recebeu comida, o que lhe deu uma “fuga sortuda”.
O Sr. Harris complementou: “Com o frango que ela foi alimentada e o calor, ela estava bastante forte. Nós só precisamos cuidar dela por três dias, ela foi libertada na segunda-feira. Ela devorou muitos camundongos enquanto estava comigo e ganhou bastante peso.”
Traduzido de The Independent.