A camuflagem é um recurso utilizado por várias espécies de animais para se proteger de predadores em seus habitats. A diversidade desse fenômeno é incrível e não para de surpreender especialistas.
Recentemente, uma coruja fez um incrível ninho “invisível” em uma árvore para proteger os seus filhotes. O caso aconteceu na floresta em Noordhoek Common, na Cidade do Cabo, África do Sul.
O consultor de TI Rob Mousley, de 57 anos, adora encontrar corujas enquanto passeia pela floresta e confessa que elas estão ficando cada vez mais especialistas em se camuflar. “’Ela não só está primorosamente camuflada, mas também foi escondida bem no fundo do ninho. A menos que você saiba onde eles estão, eles são quase impossíveis de detectar, especialmente a olho nu”, disse.
Ele conta ainda que apesar do mimetismo brilhante, as aves estão sempre alertas. “Mesmo quando seus olhos parecem estar fechados, as corujas muitas vezes estão assistindo e respondem imediatamente a qualquer ameaça potencial – uma caminhante matinal com um cachorro tinha acabado de chegar ao Common e ela arregalou os olhos e se sentou para verifica”, reforça Mousley.
E continua: “Para começar, a fêmea passa quase 100% do tempo no ninho, mantendo as corujas seguras. À medida que as corujinhas envelhecem, ela começa a passar cada vez mais tempo fora do ninho – mas estará por perto, pronta para atacar qualquer ameaça potencial. Eu sempre fico longe dos pássaros. Como você pode ver, eu realmente amo esses pássaros e é uma alegria vê-los enquanto aprendem a voar e a caçar”, finaliza.