O Corpo de Bombeiros resgatou um gato preso no portão de uma casa no Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza (CE). A princípio o gato ficou preso ao tentar passar pelo espaço da grade e não conseguir sair por meio próprios. A proprietária da residência acionou os bombeiros. O fato ocorreu na Avenida H, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2).
De acordo com o 1º tenente Wilame Pereira, comandante do Socorro, “a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por volta de 12h15min da tarde desta sexta-feira (17/02) acionou a 5ª Companhia do 1º Batalhão”, informou.
Como também, “o resgate de animais nesta região é algo comum e que esse tipo de operação exige cuidados diferenciados, pois na maioria das vezes, pelo instinto de defesa, os bichos ficam estressados e ariscos”, explicou o tenente.
O resgate
“O gato ficou entalado ao tentar passar pela grade e não conseguia sair. Ao chegarmos ao local, a equipe avaliou a situação e decidiu remover uma parte da grade utilizando uma serra do tipo starrett”, informou o tenente.
Ainda assim, também com a autorização da dona da casa, o gatinho, com cautela para evitar que este se machucasse” foi resgatado ileso. Depois da retirada, ele foi entregue em segurança para a tutora. O gato tem nome de Fred.
Balanço
O balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação atendeu 3.926, 5.217 e 9.641 resgates de animais, respectivamente.
Em síntese, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 9.641 animais em 2022. Do mesmo modo, entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros.
Enquanto que em 2023, o CBMCE atendeu 1.334 resgates de animais, em todo o Estado do Ceará.
Com informações de: Corpo de Bombeiros do Ceará