A Episkin, empresa do Grupo L’Oréal, substituirá os testes em animais na América Latina por uma córnea humana reconstruída, SkinEthic HCE. O modelo, utilizado para avaliação de segurança e eficácia in vitro de diferentes produtos e ingredientes que podem causar irritação ocular, passa a ser fabricado localmente.
Este lançamento no Brasil traz mais uma alternativa para a substituição dos testes em animais, para as comunidades científicas brasileira e latino-americana, e atende às necessidades de diferentes indústrias, incluindo a farmacêutica e a de cosméticos.
“Produzir e disponibilizar este modelo no Brasil é um marco importante e motivo de orgulho para nós, dada a importância que os métodos alternativos têm tido para reduzir e até substituir testes em animais em muitos laboratórios no Brasil e América Latina”, reforça Rodrigo De Vecchi, CEO da Episkin Brasil.
Nova resolução traz veto a testes em animais
O lançamento chega também para oferecer uma solução à resolução do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que exige o uso da córnea humana reconstruída para testes de irritação ocular (OEDC TG 492), em diversos tipos de produtos.
“Ressaltamos a importância dessa inovação, que nos conduz substancialmente para a substituição do uso de animais na determinação de toxicidade ocular, sendo mais uma metodologia que se aproxima da resposta humana, colaborando para reforçar a ciência translacional em nosso país”, complementa Katia De Angelis, coordenadora do Concea.
Fonte: Panorama Farmacêutico