A prefeitura de Pelotas assina, nesta quinta-feira (12/12/2013), convênio com a Associação Pelotense de Cidadania SOS Animais para a castração de cães abandonados e semidomiciliados. A solenidade ocorre às 15h30, no salão nobre do Paço Municipal (Praça Coronel Pedro Osório, 101). O convênio data de janeiro de 2014 a dezembro de 2017 e prevê a castração inicial de 300 animais ao mês, com aumento de 20% ao ano – chegando a 500 castrações mensais.
Pelo convênio, em quatro anos serão esterilizados quase 19 mil cães, o que representa 36,4% da totalidade de cães errantes e semidomiciliados do Município. Além dos animais errantes, em situação de vulnerabilidade, o projeto também contempla os semidomiciliados, aqueles que vivem pelas ruas, mas recebem alimentos de pessoas da comunidade, por serem considerados animais com alta taxa de fertilidade e alta expectativa de vida.
Gerente da Vigilância Ambiental, Franklin de Souza Neto explica que a ONG SOS Animais foi escolhida por ter experiência com a esterilização de cães – tendo realizado um número considerável de castrações na cidade. Ele disse que o projeto, que será custeado com recursos próprios da prefeitura, desonera o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que poderá se dedicar às suas reais funções, como a educação de crianças (principalmente nas escolas e em eventos) para a guarda responsável e orientando sobre as doenças transmissíveis por cães e gatos (zoonoses).
Fonte: Prefeitura de Pelotas