A partir de agora, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins dispõe efetivamente de um ambiente para destinação apropriada dos animais silvestres resgatados ou apreendidos durante as ações de fiscalização. Na tarde desta quinta-feira, 22, o órgão ambiental formalizou convênio com o Instituto Ecos do Cerrado Brasil – Iecos Brasil, que estabelece parceria entre ambos para o desenvolvimento de ações de assistência aos animais da fauna tocantinense. A assinatura do termo aconteceu na sede do órgão, em Palmas.
Ao iniciar a cerimônia de assinatura do termo, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, destacou o ganho que o órgão terá com a realização desse convênio. “Agora teremos finalmente um local adequado para destinar os animais que necessitam de cuidados especiais, o que representa para nós a segurança de estarmos contribuindo para a conservação das espécies ameaçadas”, afirmou.
Na ocasião, o secretário da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, avaliou de forma positiva o empenho que as instituições têm desenvolvido em prol de uma missão em comum, e enfatizou que ações como essa representam um ganho imenso para o Estado.
Para a bióloga e responsável pelo Iecos Brasil, Marissônia Lopes, a realização desse convênio constitui mais que apenas receber os animais vítimas de maus-tratos, mas também uma estratégia de conservação da biodiversidade. “É uma forma de dar oportunidade para que os animais se reproduzam e, ao serem devolvidos à natureza, garantimos o equilíbrio biológico”, explicou.
Ainda de acordo com Marissônia Lopes, o instituto recebe, por meio do Projeto Aratama, diversos animais silvestres vítimas de atropelamento, sobreviventes de queimadas ou oriundos do tráfico e de demais ações resultantes da fiscalização dos órgãos como Naturatins e Cipama – Companhia Independente da Policia Militar Ambiental, além de também recepcionar os espécimes feridos em meio urbano, entregues voluntariamente por cidadãos sensibilizados.
Iecos Brasil
O Instituto Ecos do Cerrado foi fundado em dezembro de 2004 e tem como área de abrangência todo o Estado do Tocantins. Porém, sua historia começou bem antes disso, quando, em 2002, alguns de seus atuais membros já planejavam e executavam ações voluntárias de educação ambiental, elaborando projetos para proteção da fauna nativa e visando o desenvolvimento sustentável junto a comunidades rurais em Taquaruçu, no município de Palmas, e Araguacema, município localizado na APA Ilha do Bananal/Cantão, ambos no Estado do Tocantins.
Fonte: Surgiu