
Duas baleias-comuns (Balaenoptera physalus) foram atropeladas por um contratorpedeiro, uma embarcação de guerra também conhecida como destroier, e morreram. O navio é norte-americano e estava em uma visita à Austrália. As baleias-comuns são a segunda maior espécie de baleia após as baleias-azuis e estão em risco de extinção.
A morte dos animais é um alerta para a quantidade de tráfego que ocorre na costa do Pacífico e o impacto negativo que isso traz para as espécies oceânicas. As marinhas da Austrália e dos Estados Unidos estão investigando o caso. “Levamos a segurança dos mamíferos marinhos a sério e estamos desanimados com esse acidente”, disse a marinha australiana.
Carl Schuster, um ex-capitão da Marinha dos Estados Unidos, afirma que não é comum que baleias sejam atropeladas por navios de grande porte. “As baleias podem ouvir navios a quilômetros de distância e geralmente evitam os navios que usam sonares de média e alta potência de baixa frequência porque incomodam sua audição”.
Um relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) sobre colisões de embarcações e baleias afirmam que as rotas de migração e alimentação dos animais é invadida por barcos e termina com a morte ou ferimento dos animais. O Center for Biological Diversity está pedindo que Joe Biden limite a movimentação de navios no habitat das baleias.